A liderança governamental local em saneamento e higiene: experiências e aprendizagens da África Ocidental

SLH Learning Briefs 11
August 2022

Entre Julho e Outubro de 2021, o Sanitation Learning Hub (Centro de Aprendizagem do Saneamento) trabalhou com representantes governamentais e parceiros de desenvolvimento, no sentido de desenvolver, partilhar e analisar transversalmente estudos de caso, analisando o sistema local e o reforço do governo em quatro áreas de governo local na África Ocidental:

  • Benim (comuna de N’Dali),
  • Gana (distrito municipal de Yendi),
  • República da Guiné (comuna de Molota),
  • e Nigéria (Área de Governo Local [LGA] de Logo).

Esta nota de reflexão divulga as aprendizagens e recomendações que surgiram dos estudos de caso e dos três workshops participativos que se seguiram. Os participantes na iniciativa fizeram uma revisão da primeira versão da presente nota de reflexão.

As primeiras secções descrevem as principais partes interessadas e quais as acções do governo local em S&H, enquanto as últimas secções focam os factores de promoção de mudança e obstáculos à mudança, e as recomendações.

Additional details

PublisherInstitute of Development Studies
RegionWestern Africa
CountryBenin, Ghana, Guinea, Nigeria
Citation
Melloni. G. (2022) “A liderança governamental local em saneamento e higiene: experiências e aprendizagens da África Ocidental”, SLH Learning Brief 11, The Sanitation Learning Hub, Brighton: IDS,DOI: 10.19088/SLH.2022.010
LanguagePortuguese

Share this resource

Learn more about SLH Research

We use a range of research approaches, which aim to draw attention to urgent knowledge gaps, blind spots and emerging questions, often at a critical point in time, to support policy-makers, practitioners and partners in navigating and responding swiftly.

SLH Research and Learning