A lavagem das mãos com sabão pode reduzir as doenças diarreicas até 50% e as doenças respiratórias até 25%, o que faz dela uma das intervenções mais rentáveis para redução de doenças e mortes evitáveis entre as crianças do Maláui.
A lavagem das mãos é uma parte essencial de bom saneamento e higiene. Quando o saneamento total liderado pela comunidade (CLTS) e o seu objectivo de comunidades ODF (livres de fecalismo a céu aberto) são totalmente compreendidos e levados à prática, é claro que lavagem das mãos está implícita na abordagem.
Sem tratar a questão da lavagem das mãos e outras práticas de higiene, as comunidades nunca podem tornar-se completamente ODF, uma vez que o objectivo de serem ODF implica cortar todas as vias de contaminação fecal-oral. Na prática, porém, o grau em que a lavagem das mãos é integrada na capacitação e seguimento depende da qualidade de facilitação.
Este guia, criado no Malawi, vem suprir a necessidade de ferramentas específicas que ajudem a incorporar a lavagem das mãos no CLTS. No Malawi, a Estratégia Malawi Livre de Fecalismo a Céu Aberto (ODF) 2015 e a Campanha Nacional de Lavagem das Mãos estão a incentivar um maior destaque à lavagem das mãos com sabão (LMS).