Desenvolvimento da Concepção Participativa para Saneamento

Frontiers of Sanitation 1
November 2013

O desafio de concepção que foi colocado ao workshop foi o seguinte: podemos criar uma casa de banho que corresponda ao a maioria das pessoas da aldeia deseja, necessita e pode pagar – utilizando materiais locais?

A sustentabilidade das latrinas é uma questão fundamental de CLTS. Solos arenosos ou rochosos, inundações sazonais e térmitas podem criar dificuldades às comunidades que assumiram elas próprias a responsabilidade do seu saneamento, como resultado do CLTS, e que estão a construir latrinas.

O Manual de CLTS identifica a necessidade de abordagens da concepção participativa durante as sessões de acompanhamento com as comunidades capacitadas. Os programas de comercialização do saneamento também aplicaram concepção participativa, levando os utentes e os fornecedores de saneamento a criar tecnologias de saneamento inovadoras.

A concepção participativa oferece uma metodologia para assegurar que os utentes participem na criação e na selecção de tecnologias de saneamento que sejam apropriadas e acessíveis para eles. Dá oportunidade aos utentes de expressarem os seus conhecimentos e competências tradicionais, muitas vezes escondidos, em parceria com designers e investigadores.

Nesta edição, Ben Cole, que ajudou o UNICEF a adaptar e testar a concepção participativa de latrinas no Malawi, descreve as diferentes fases da concepção participativa de latrinas e dá orientações práticas com base nas experiências do Malawi.

Additional details

PublisherInstitute of Development Studies
RegionSouthern Africa
CountryMalawi
ThemesBehaviour change, Challenging contexts, Climbing the sanitation ladder, Design, nudges and cues, Sustainability and safely managed sanitation, Tough physical environments
ApproachesCommunity-led approaches
Citation

Cole, B. (2013) ‘Desenvolvimento da Concepção Participativa para Saneamento’, Fronteiras do CLTS: Inovações e Ideias 1, Brighton: IDS

LanguagePortuguese

Share this resource

Learn more about SLH Research

We use a range of research approaches, which aim to draw attention to urgent knowledge gaps, blind spots and emerging questions, often at a critical point in time, to support policy-makers, practitioners and partners in navigating and responding swiftly.

SLH Research and Learning