Igualdade e Não-Discriminação (IGND) em Programas de Saneamento de Grande Escala (Parte 1 de 2)

Frontiers of Sanitation 10
October 2017

Enquanto sector, queremos conseguir chegar mais àqueles a quem ainda ninguém chegou e, mais do que assegurar apenas o respeito dos direitos de pessoas que podem ser desfavorecidas, também aproveitar melhor as suas competências, conhecimentos e contributos no âmbito dos programas de saneamento a nível global.

Um programa bem-facilitado de saneamento total liderado pela comunidade (Community-Led Total Sanitation, CLTS) que proactivamente tem em conta e envolve pessoas que podem estar em desvantagem revelou ter muitos benefícios. A falta de um programa desta natureza pode ter e muitas vezes terá impactos negativos e tornará os programas e o ODF insustentáveis.

Esta edição das Fronteiras do CLTS analisa que pessoas devem ser consideradas potencialmente desfavorecidas, como estas pessoas podem participar eficazmente e o que pode ser necessário para satisfazer diversas necessidades, a fim de tornar os processos e resultados sustentáveis e inclusivos. Usando uma variedade de exemplos de programas do GSF incluídos num estudo recente sobre igualdade e não-discriminação, este documento explora os desafios que podem surgir e conclui com sugestões de boas práticas que reforçarão os processos para benefício de todos.

Additional details

PublisherInstitute of Development Studies
ThemesChallenging contexts, Disability, Gender, Leave no one behind, Slippage, Support mechanisms, Sustainability and safely managed sanitation
ApproachesCommunity-led approaches
Citation

House, S.; Cavill, S. and Ferron, S. (2017) ‘Igualdade e Não-Discriminação (IGND) em Programas de Saneamento de Grande Escala (Parte 1 de 2)’, Fronteiras do CLTS: Inovações e Ideias 10, Brighton: IDS

LanguagePortuguese

Share this resource

Learn more about SLH Research

We use a range of research approaches, which aim to draw attention to urgent knowledge gaps, blind spots and emerging questions, often at a critical point in time, to support policy-makers, practitioners and partners in navigating and responding swiftly.

SLH Research and Learning