Compêndio de Lavagem das Mãos para Meios de Poucos Recursos

SLH Rapid Action Learning Papers
July 2020

Lavar as mãos com sabão, de forma correcta e com frequência, é uma das medidas mais importantes que podem ser usadas para prevenir a propagação do vírus da COVID-19, juntamente com o distanciamento físico, evitar tocar no rosto (olhos, nariz e boca) e praticar uma boa higiene respiratória.

40% dos agregados familiares, porém, não têm acesso a instalações sanitárias com água e sabão; e, desses, 18% não têm qualquer instalação sanitária (OMS & UNICEF, 2020).

Em resposta à pandemia global da COVID-19, o Sanitation Learning Hub do Institute of Development Studies elaborou rapidamente o Compêndio de Lavagem das Mãos para Meios de Poucos Recursos, que pode ser usado para promover um maior acesso a instalações sanitárias e comportamentos positivos de lavagem das mãos.

O compêndio dá orientações sobre instalações de lavagem de mãos de baixo custo, que podem ser amplamente utilizadas em países de baixo e médio rendimento. Esperamos que venha a ter uma ampla divulgação neste contexto em que governos e agências fazem face à crise em países de baixo e médio rendimento, onde se necessita com urgência de instalações de lavagem das mãos nos agregados familiares, nas comunidades, nas escolas e nos estabelecimentos de saúde.

O compêndio inclui informação e remete para leituras suplementares sobre:

  • Instalações de lavagem das mãos – incluindo instalações acessíveis a todos.
  • Dicas ambientais para reforçar os comportamentos de lavagem das mãos.
  • Promoção da higiene fisicamente distanciada.

Não traz nada de radicalmente novo, mas reúne informação proveniente de diferentes organizações – a lógica que preside à sua elaboração é que, assim, tudo se possa encontrar no mesmo lugar.

O compêndio cobre instalações para residências particulares bem como para múltiplos utilizadores (para áreas urbanas densamente povoadas, prisões, escolas, etc.). Não inclui formas de aumentar o acesso à água nem informação sobre higiene respiratória, que são também questões essenciais na luta contra a COVID-19. Também não trata de gestão da higiene menstrual, incontinência, banho ou lavagem de roupas e de utensílios de cozinha.

Para poder constituir um recurso rápido, o compêndio é um documento vivo, isto é, em actualização permanente, e continuaremos a incorporar lições, inovações e boas práticas à medida que elas forem surgindo em todo o mundo. Este compêndio foi produzido rapidamente para responder à crise actual e não tem pretensões a trabalho esmerado nem exaustivo. Foi rapidamente divulgado junto de decisores políticos e profissionais, para que possam ser tomadas medidas imediatas, relevantes e oportunas. Esperamos que venha a gerar mais conversas, debates e partilha de ideias e de inovações que ajudem o sector a adaptar-se e a evoluir nestes tempos invulgares. Na primeira edição (em inglês), o enfoque era a recolha e apresentação de informação sobre instalações de lavagem de mãos de baixo custo. Esta segunda edição inclui tecnologias adicionais, bem como exemplos locais de instalações de lavagem de mãos em todo o mundo e mais informação sobre a promoção da higiene com distanciamento físico.

O Sanitation Learning Hub pretende rever este documento aproximadamente uma vez por mês, pelo menos até Julho de 2020. Queira enviar qualquer informação ou sugestão relevante para o Sanitation Learning Hub através do e-mail SLH@ids.ac.uk ou contactar-nos através do Twitter @SanLearningHub. Se desejar partilhar informação relacionada com uma tecnologia específica, por favor utilize o modelo apresentado no Anexo 1: Modelo para Apresentação de Tecnologia de Lavagem das Mãos.

Additional details

PublisherInstitute of Development Studies
ThemesBehaviour change, Design, nudges and cues, Handwashing, Health, Hygiene
Citation

Coultas, M. e Iyer, R. com Myers, J. (2020) Compêndio de Lavagem das Mãos para Meios de Poucos Recursos: Um Documento Vivo, Edição 2, The Sanitation Learning Hub, Brighton: IDS

LanguagePortuguese

Share this resource

Learn more about SLH Research

We use a range of research approaches, which aim to draw attention to urgent knowledge gaps, blind spots and emerging questions, often at a critical point in time, to support policy-makers, practitioners and partners in navigating and responding swiftly.

SLH Research and Learning