Deficiência: Tornar o CLTS Plenamente Inclusivo

Frontiers of Sanitation 3
July 2014

As pessoas com uma gama de necessidades e perspectivas diferentes devem contribuir activamente para cada fase da concepção de saneamento e saúde (S&S). Isto resulta em instalações a que todos têm acesso e que todos podem utilizar.

O CLTS visa o saneamento total. Para isso, tem de ser inclusivo. Há razões éticas para tal, mas a questão de fundo é que, enquanto continuar a haver fecalismo a céu aberto, todos são afectados.

Este número do Fronteiras do CLTS centra-se em pessoas com deficiência e necessidades especiais no acesso a saneamento básico. As pessoas afectadas tendem a não estar presentes na sessão de despertar, a não ter voz na comunidade, a ver negligenciadas as suas necessidades e podem até ser escondidas pelas famílias.

Este número apresenta a realidade das experiências das pessoas com deficiência, a natureza diversa das suas necessidades e como estas podem ser satisfeitas. Inclui recomendações práticas para as pessoas que trabalham com CLTS de como tornar mais inclusivas as várias fases e processos de CLTS.

Additional details

PublisherInstitute of Development Studies
RegionSouthern Africa
CountryUganda, Zambia
ThemesChallenging contexts, Disability, Leave no one behind, Older people, Social marginalisation
ApproachesCommunity-led approaches, Small town approaches
Citation

Wilbur, J. e Jones, H. (2014) ‘Deficiência: Tornar o CLTS Plenamente Inclusivo’, Fronteiras do CLTS: Inovações e Ideias 3, Brighton: IDS

LanguagePortuguese

Share this resource

Learn more about SLH Research

We use a range of research approaches, which aim to draw attention to urgent knowledge gaps, blind spots and emerging questions, often at a critical point in time, to support policy-makers, practitioners and partners in navigating and responding swiftly.

SLH Research and Learning