Homens e Rapazes no Saneamento

SLH Learning Briefs
September 2018

Actualmente, o sector não está a conseguir pôr em causa as normas de género e, na maior parte das vezes, as agências utilizam técnicas que reforçam o poder e a desigualdade de género.

As discussões sobre género em saneamento e higiene (S&H) centram-se geralmente nos papéis, posições ou impactos nas mulheres e raparigas, a quem cabe a maior carga de trabalho relacionada com água, saneamento e higiene (water, sanitation & hygiene, WASH). Os esforços para melhorar o S&H e mudar as normas sociais nem sempre envolvem activamente homens e rapazes da maneira mais eficaz ou transformadora. Precisamos de aprender mais sobre os papéis que os homens e rapazes desempenham actualmente e, se necessário, sobre como estes papéis podem ser modificados para que os esforços tenham maior êxito.

Esta Nota de Reflexão apresenta os resultados de uma análise focada em homens e rapazes: os problemas que eles causam e os problemas que têm, como os levar (ou não) a participar e como os mobilizar como aliados na transformação dos resultados de S&H.

Additional details

PublisherInstitute of Development Studies
ThemesBehaviour change, Gender, Gender transformative WASH, Leave no one behind
Citation

Cavill, S., Mott, J. e Tyndale-Biscoe, P. (2018) ‘Homens e Rapazes no Saneamento’, Nota de Reflexão do CLTS Knowledge Hub Learning 6, Brighton: IDS

LanguagePortuguese

Share this resource

Learn more about SLH Research

We use a range of research approaches, which aim to draw attention to urgent knowledge gaps, blind spots and emerging questions, often at a critical point in time, to support policy-makers, practitioners and partners in navigating and responding swiftly.

SLH Research and Learning