Actualmente, o sector não está a conseguir pôr em causa as normas de género e, na maior parte das vezes, as agências utilizam técnicas que reforçam o poder e a desigualdade de género.
As discussões sobre género em saneamento e higiene (S&H) centram-se geralmente nos papéis, posições ou impactos nas mulheres e raparigas, a quem cabe a maior carga de trabalho relacionada com água, saneamento e higiene (water, sanitation & hygiene, WASH). Os esforços para melhorar o S&H e mudar as normas sociais nem sempre envolvem activamente homens e rapazes da maneira mais eficaz ou transformadora. Precisamos de aprender mais sobre os papéis que os homens e rapazes desempenham actualmente e, se necessário, sobre como estes papéis podem ser modificados para que os esforços tenham maior êxito.
Esta Nota de Reflexão apresenta os resultados de uma análise focada em homens e rapazes: os problemas que eles causam e os problemas que têm, como os levar (ou não) a participar e como os mobilizar como aliados na transformação dos resultados de S&H.