Melhorar o Saneamento Rural em Contextos Complexos

SLH Learning Briefs 8
March 2021

Dos dois mil milhões de pessoas que, em todo o mundo, têm falta de acesso a, pelo menos, saneamento básico, sete em cada dez vivem em zonas rurais. Tem-se verificado um aumento do saneamento rural e os níveis de acesso estão a subir, mas continua a haver entraves no que toca a percorrer o «último quilómetro», isto é, chegar aos últimos 10% a 20% da população que vive nos contextos mais difíceis.

São muito diversificados os factores que afectam a capacidade dos agregados familiares de construírem e utilizarem casas de banho, bem como os desafios que se colocam aos programas de saneamento no que diz respeito a chegar a determinados grupos. Está provado que não funciona a aplicação de abordagens com uma receita única para todos os casos. Precisamos, pois, de abordagens mais matizadas, mais adaptadas e mais dirigidas para captar o elemento de universalidade dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e garantir que ninguém seja deixado de lado.

Reconhecemos, contudo, que os desafios podem persistir e que existem poucos exemplos documentados de como superar estes desafios a uma escala mais ampla. O Sanitation Learning Hub, o UNICEF, e a WaterAid encomendaram este estudo para fazer um levantamento das abordagens de saneamento rural em contextos complexos e as orientações actualmente utilizadas, retirando daí as experiências e as lições que começam a surgir.

Este trabalho implicou entrevistas a 44 informadores e a consulta de mais de 180 recursos documentados. Esta Nota de Reflexão dá uma panorâmica geral dos resultados do estudo.

Additional details

PublisherInstitute of Development Studies
RegionEast and South East Asia, Southern Africa, The Pacific
ThemesBehaviour change, Challenging contexts, Fragile contexts, Leave no one behind, Lifestyles and livelihoods, Monitoring, evaluation and learning, Social marginalisation, Sustainability and safely managed sanitation, Tough physical environments
ApproachesLearning approaches, Sanitation approaches
Citation
Jones, O. e Tillett, W. (2021) ‘Melhorar o saneamento Rural em Contextos Complexos’, Nota de Reflexão do Sanitation Learning Hub Learning Brief No 8, Brighton: IDS. DOI: 10.19088/SLH.2021.020
LanguagePortuguese

Share this resource

Learn more about SLH Research

We use a range of research approaches, which aim to draw attention to urgent knowledge gaps, blind spots and emerging questions, often at a critical point in time, to support policy-makers, practitioners and partners in navigating and responding swiftly.

SLH Research and Learning