Monitoria e avaliação de saneamento e higiene nas zonas rurais: Orientações

Approach Guidelines
March 2023

As Orientações e o Quadro de Monitoria e Avaliação (M&A) apresentados neste documento (e no Quadro de Indicadores de M&A que o acompanha) visam incentivar os intervenientes no sector de saneamento e higiene nas zonas rurais a adoptar uma abordagem de M&A mais abrangente, comparável e centrada nas pessoas.

Poucos quadros de M&A foram concebidos para examinar a situação geral de saneamento e higiene – para avaliar como as intervenções afectaram os resultados de saneamento e higiene em toda uma área (e não apenas em comunidadesalvo específicas); para observar quem (da população em geral) beneficiou com a intervenção e quem não beneficiou; para informar sobre o nível e a qualidade do serviço utilizado; ou para examinar se houve melhorias na saúde pública.

O que se pretende é dar orientações e informação detalhada sobre abordagens úteis e progressivas para monitorar saneamento e higiene nas zonas rurais, das quais um conjunto de responsáveis e profissionais de saneamento e higiene nas zonas rurais – incluindo governos, agências implementadoras, parceiros de desenvolvimento e prestadores de serviços – podem seleccionar e usar as mais adequadas às suas necessidades. Espera-se que, com o tempo, todos os elementos e recursos mais progressivos de M&A acabem por se tornar padrão e sejam incorporados em todos os sistemas de monitoria do sector.

Additional details

PublisherInstitute of Development Studies
ThemesGender and equity, Leave no one behind, Monitoring, evaluation and learning, National and sub-national monitoring systems, Outcomes and impacts, Sustainability and safely managed sanitation, Tools and processes
ApproachesLearning approaches
Citation

Robinson, A. (2023) “M&A de saneamento e higiene nas zonas rurais. Orientações”, Brighton IDS, DOI: 10.19088/SLH.2023.004

LanguagePortuguese

Share this resource

Learn more about SLH Research

We use a range of research approaches, which aim to draw attention to urgent knowledge gaps, blind spots and emerging questions, often at a critical point in time, to support policy-makers, practitioners and partners in navigating and responding swiftly.

SLH Research and Learning