Romper com o Tabu Seguinte: Higiene Menstrual no CLTS

Frontiers of Sanitation 6
April 2016

O CLTS pode ser uma forma poderosa de pôr em causa as normas sociais existentes, os mitos e as mentalidades; a abertura provocada pelo processo de despertar pode ajudar a criar um ambiente em que as comunidades possam falar livremente sobre a menstruação.

A menstruação é uma parte natural e saudável da vida de mulheres e raparigas, mas é muitas vezes um assunto tabu, de que não se fala com facilidade, o que pode levar a sentimentos de constrangimento e vergonha. Também pode fazer com que as raparigas percam a atenção na escola ou faltem à escola. A menstruação é um elemento central de saneamento e higiene que afecta a metade da população do mundo durante uma grande parte da vida.

Este número das Fronteiras do CLTS ilustra como os programas de saneamento total liderado pela comunidade podem ser alargados de modo a incluir a gestão da higiene menstrual (GHM) nas escolas e nas comunidades, para aliviar essa pressão sobre mulheres e raparigas. Divulga aprendizagem, recomendações, inovações e experiências da Plan International, WaterAid, WSSCC, UNICEF, WASH United, Grow and Know, e USAID/WASHplus.

Additional details

PublisherInstitute of Development Studies
ThemesBehaviour change, Gender, Hygiene, Leave no one behind, Menstrual health and hygiene
ApproachesCommunity-led approaches
Citation

Roose, S.; Rankin, T. e Cavill, S. (2016) ‘Romper com o Tabu Seguinte: Higiene Menstrual no CLTS’, Fronteiras do CLTS: Inovações e Ideias 6, Brighton: IDS

LanguagePortuguese

Share this resource

Learn more about SLH Research

We use a range of research approaches, which aim to draw attention to urgent knowledge gaps, blind spots and emerging questions, often at a critical point in time, to support policy-makers, practitioners and partners in navigating and responding swiftly.

SLH Research and Learning