Incontinência é o termo médico usado para descrever as perdas involuntárias de urina ou de fezes. Mulheres, homens, raparigas, rapazes e pessoas de todos os sexos e em qualquer idade podem ter incontinência. Uma pessoa com incontinência pode ter perdas de urina ou de fezes esporádicas, regulares ou constantes; e essas perdas podem dar-se a qualquer hora, dia ou noite.
Em muitos Países de Baixo e Médio Rendimento (PBMR), o conhecimento da incontinência está ainda na sua fase inicial: o termo «incontinência» pode ser desconhecido, o conhecimento deste estado clínico é raro e há falta de apoio. As pessoas que têm incontinência podem ser estigmatizadas por causa disso, o que pode afectar a sua vontade ou confiança para falar sobre esta questão.
Esta lista de controlo acompanha o guia “Precisamos de falar sobre incontinência” – usados em conjunto, estes dois documentos podem aumentar os seus conhecimentos sobre incontinência e sobre as opções disponíveis para apoiar as pessoas que vivem com ela, e dar orientações sobre como ter conversas para compreender a melhor maneira de apoiar as pessoas que vivem com incontinência na sua zona.