Envolver Homens e Rapazes em Programas de Saneamento e Higiene

Frontiers of Sanitation 11
January 2019

Este estudo concentra nos papéis e impactos de homens e rapazes em saneamento e higiene (S&H): como os envolver efectivamente; como os mobilizar como aliados na transformação de resultados, e os problemas para que contribuem e têm.

 

As discussões de género em saneamento e higiene (S&H) centram-se geralmente nos papéis, posições ou impactos nas mulheres e raparigas. Esse enfoque é essencial para melhorar os resultados de género em água, saneamento e higiene (WASH), já que é sobre as mulheres e as raparigas que recai a parte maior parte do fardo do trabalho de WASH e são, apesar disso, frequentemente excluídas da planificação, execução e monitoria das actividades comunitárias de WASH, por terem menos poder, recursos, tempo e estatuto social que seus os pares masculinos.

No entanto, os esforços actuais para melhorar o saneamento e mudar as normas sociais podem nem sempre envolver activamente homens e rapazes da maneira mais eficaz. Há mais a aprender sobre como os papéis que os homens e os rapazes efectivamente desempenham na melhoria do uso do saneamento seguro e na melhoria das práticas de higiene e – se necessário – sobre como as estratégias de apelo à participação podem ser modificadas para aumentar o sucesso das iniciativas.

Esta edição de Fronteiras do CLTS assenta na aprendizagem de um estudo documental que explora exemplos de comportamentos de homens e rapazes e de papéis de género no S&H. É de particular interesse ver em que medida o envolvimento de homens e rapazes nos processos de S&H está a levar a mudanças sustentáveis e transformadoras em agregados familiares e comunidades, e a reduzir as desigualdades de género. A análise incide em homens e rapazes: como os envolver (ou não), como os mobilizar como aliados na transformação dos resultados de S&H, e os problemas para que contribuem e os problemas que têm eles próprios.

Additional details

PublisherInstitute of Development Studies
ThemesBehaviour change, Campaigns, Gender, Gender transformative WASH, Leave no one behind, Social norms, Sustainability and safely managed sanitation
ApproachesCommunity-led approaches
Citation

Cavill, S.; Mott, J. e Tyndale-Biscoe, P., com Bond, M.; Huggett, C. e Wamera, E. (2018) ‘Envolver Homens e Rapazes em Programas de Saneamento e Higiene’, Fronteiras do CLTS: Inovações e Ideias 11, Brighton: IDS

LanguagePortuguese

Share this resource

Learn more about SLH Research

We use a range of research approaches, which aim to draw attention to urgent knowledge gaps, blind spots and emerging questions, often at a critical point in time, to support policy-makers, practitioners and partners in navigating and responding swiftly.

SLH Research and Learning