Normas, Conhecimento e Uso

Frontiers of Sanitation 7
January 2016

A qualidade, a manutenção e a acessibilidade das casas de banhos podem ser factores de utilização parcial, mas há dados recentes que indicam que as mentalidades, normas sociais e preferências culturais também desempenham um papel significativo.

A não-utilização parcial ou total de casas de banho, com algumas pessoas da família, ou todas elas, a defecar a céu aberto, é cada vez mais preocupante. Mesmo que todos os agregados familiares tenham casa de banho, as comunidades não podem continuar livres de fecalismo a céu aberto a não ser que essas casas de banho sejam sempre usadas por todos. Não se trata aqui apenas de uma questão de manutenção e acesso, mas também de normas sociais, mentalidades e preferências culturais. O problema é generalizado, mas é mais evidente na Índia.

Esta edição das Fronteiras do CLTS interroga-se sobre a gravidade do problema, por que razões ele se dá, o que pode ser feito para o tentar resolver e que mais é necessário saber. É uma tentativa de resumir o conhecimento actual como primeiro passo para explorar e aprender sobre este obstáculo cada vez maior para se atingir e manter o estatuto ODF em algumas partes do mundo.

Additional details

PublisherInstitute of Development Studies
RegionSouth Asia
CountryIndia
ThemesBehaviour change, Challenging contexts, Climbing the sanitation ladder, Social norms, Sustainability and safely managed sanitation
ApproachesCommunity-led approaches
Citation

Chambers, R. e Myers, J. (2016) ‘Normas, Conhecimento e Uso’, Fronteiras do CLTS: Inovações e Ideias 7, Brighton: IDS

LanguagePortuguese

Share this resource

Learn more about SLH Research

We use a range of research approaches, which aim to draw attention to urgent knowledge gaps, blind spots and emerging questions, often at a critical point in time, to support policy-makers, practitioners and partners in navigating and responding swiftly.

SLH Research and Learning