Rastrear Progresso e Sustentabilidade: Monitoria, Verificação e Certificação de CLTS

SLH Learning Briefs 2
January 2017

A simples existência de uma casa de banho já não é considerada um resultado adequado e o indicador chave quer está a ser adoptada para os programas de saneamento é a mudança de comportamento colectivo reflectida no estatuto ODF de uma comunidade.

Monitoria, verificação e certificação são essenciais para garantir o êxito e a sustentabilidade dos esforços de saneamento total liderado pela comunidade (CLTS). A monitoria avalia e documenta o progresso realizado e a sustentabilidade do estatuto de Livre de Fecalismo a Céu Aberto (ODF). A verificação e a certificação definem uma meta para as comunidades e ajudam as agências implementadoras e os governos a garantir a coerência e a fiabilidade dos resultados desejados.

Esta Nota de Reflexão examina as questões e os desafios que estão a surgir relativamente a monitoria, verificação e certificação à medida que o CLTS vai sendo usado em escalas maiores. Embora se tenham registado progressos, subsistem lacunas significativas na prática, que se colmatariam melhor com mais inovação e mais aprendizagem. Este documento complementa um relatório mais longo, Acompanhar o CLTS: Monitoria, Certificação e Verificação, acessível em: www.communityledtotalsanitation.org/resource/keeping-track-clts-monitoringcertification-and-verification (em inglês).

Additional details

PublisherInstitute of Development Studies
ThemesMonitoring, evaluation and learning, Outcomes and impacts, Sustainability and safely managed sanitation, Tools and processes
Citation

Pasteur, K. (2017) Rastrear Progresso e Sustentabilidade: Monitoria, Verificação e Certificação de CLTS, CLTS Knowledge Hub Nota de Reflexão 2, Brighton: IDS

LanguagePortuguese

Share this resource

Learn more about SLH Research

We use a range of research approaches, which aim to draw attention to urgent knowledge gaps, blind spots and emerging questions, often at a critical point in time, to support policy-makers, practitioners and partners in navigating and responding swiftly.

SLH Research and Learning