De finais de 2020 a princípios de 2021, o Sanitation Learning Hub, (Centro de Aprendizagem de Saneamento [SLH]) colaborou com actores do governo local e parceiros de desenvolvimento de três zonas subnacionais na exploração de formas de fomentar a liderança do governo local e de dar prioridade ao saneamento e higiene (S&H), promovendo o progresso rumo a serviços alargados de S&H à totalidade dessas zonas.
Já há algum tempo se tinha reconhecido que a liderança do governo local é essencial para garantir a sustentabilidade e a ampliação da escala e constitui uma componente importante das abordagens emergentes de reforço de sistemas no sector do S&H. Espera-se que este trabalho proporcione experiências práticas que contribuam para esta reflexão.
Foram desenvolvidos estudos de caso para captar as experiências do governo local e dos parceiros de desenvolvimento que apoiam os governos subnacionais no fortalecimento da sua liderança e priorização de S&H no distrito de Siaya (no Quénia, com o UNICEF), no distrito de Nyamagabe (no Ruanda, com a WaterAid) e no distrito de Moyo (no Uganda, com a WSSCC), tendo todos eles registado progressos nos últimos anos.
Os casos foram então analisados em três workshops com pessoal dos governos locais, os ministérios do governo central e os parceiros de desenvolvimento envolvidos, para rever experiências e identificar alavancas e bloqueios à mudança. Este documento apresenta as principais conclusões deste processo.