Reforçar os sistemas subnacionais para uma cobertura de saneamento e higiene ao nível das unidades administrativas

SLH Learning Briefs 9
May 2021

De finais de 2020 a princípios de 2021, o Sanitation Learning Hub, (Centro de Aprendizagem de Saneamento [SLH]) colaborou com actores do governo local e parceiros de desenvolvimento de três zonas subnacionais na exploração de formas de fomentar a liderança do governo local e de dar prioridade ao saneamento e higiene (S&H), promovendo o progresso rumo a serviços alargados de S&H à totalidade dessas zonas.

Já há algum tempo se tinha reconhecido que a liderança do governo local é essencial para garantir a sustentabilidade e a ampliação da escala e constitui uma componente importante das abordagens emergentes de reforço de sistemas no sector do S&H. Espera-se que este trabalho proporcione experiências práticas que contribuam para esta reflexão.

Foram desenvolvidos estudos de caso para captar as experiências do governo local e dos parceiros de desenvolvimento que apoiam os governos subnacionais no fortalecimento da sua liderança e priorização de S&H no distrito de Siaya (no Quénia, com o UNICEF), no distrito de Nyamagabe (no Ruanda, com a WaterAid) e no distrito de Moyo (no Uganda, com a WSSCC), tendo todos eles registado progressos nos últimos anos.

Os casos foram então analisados em três workshops com pessoal dos governos locais, os ministérios do governo central e os parceiros de desenvolvimento envolvidos, para rever experiências e identificar alavancas e bloqueios à mudança. Este documento apresenta as principais conclusões deste processo.

Additional details

PublisherInstitute of Development Studies
RegionEastern Africa
CountryKenya, Rwanda, Uganda
ThemesGender and equity, Government leadership, Monitoring, evaluation and learning, National and sub-national monitoring systems, Outcomes and impacts, Sustainability and safely managed sanitation, Tools and processes
ApproachesRapid Action Learning approaches
Citation

Coultas. M. (2021). ‘Reforçar os sistemas subnacionais para uma cobertura de saneamento e higiene ao nível das unidades administrativas’ Nota de Reflexão 9 do SLH, Sanitation Learning Hub Learning Brief 9, Brighton: Institute of Development Studies, DOI: 10.19088/SLH.2022.012

LanguagePortuguese

Share this resource

Learn more about SLH Research

We use a range of research approaches, which aim to draw attention to urgent knowledge gaps, blind spots and emerging questions, often at a critical point in time, to support policy-makers, practitioners and partners in navigating and responding swiftly.

SLH Research and Learning