Sustentabilidade e CLTS: Ponto da Situação

Frontiers of Sanitation 4
June 2015

Há ainda muito a aprender. Os desafios para alcançar a sustentabilidade são múltiplos e complexos. Os hábitos são difíceis de alterar e, por isso, a sustentabilidade da mudança de comportamento continuará a ser uma preocupação fundamental.

Houve vários estudos úteis sobre sustentabilidade que destacaram alguns dos diferentes aspectos, bem como as complexidades em questão. Não é claro, porém, quanto do que aprendemos com esses estudos foi incorporado na programação e na prática actual e futura.

Com base em pesquisa existente e no nosso próprio entendimento, este número de Fronteiras do CLTS é uma tentativa de fazer uma síntese actualizada de onde nos encontramos no início de 2015. Neste número, identificamos algumas áreas prioritárias para aprendizagem: como introduzir comercialização de saneamento; participação pós-ODF do governo, ONGs, doadores e outros; como garantir equidade e inclusão; como transformar as normas sociais; e monitoria, aprendizagem e mudança.

Additional details

PublisherInstitute of Development Studies
ThemesBehaviour change, Campaigns, Challenging contexts, Climbing the sanitation ladder, Government leadership, Monitoring, evaluation and learning, National and sub-national monitoring systems, Slippage, Social norms, Support mechanisms, Sustainability and safely managed sanitation, Tools and processes, Tough physical environments
ApproachesCommunity-led approaches
Citation

Cavill, S. com Chambers, R. e Vernon, N. (2015) ‘Sustentabilidade e CLTS: Ponto da Situação’, Fronteiras do CLTS: Inovações e Ideias 4, Brighton: IDS

LanguagePortuguese

Share this resource

Learn more about SLH Research

We use a range of research approaches, which aim to draw attention to urgent knowledge gaps, blind spots and emerging questions, often at a critical point in time, to support policy-makers, practitioners and partners in navigating and responding swiftly.

SLH Research and Learning