Aprendizagem Rápida para a Acção para Programas de Saneamento e Higiene

Frontiers of Sanitation 15
September 2020

uma evidente lacuna e uma necessidade imperiosa de abordagens e métodos que se realinhem com o novo rigor através da actualidade, da relação custoeficácia, da relevância e da possibilidade de acção. 

Nos últimos anos, o Sanitation Learning Hub, em colaboração com o Governo da Índia, o WSSCC, Praxix, WaterAid India, tem vindo a desenvolver abordagens de Aprendizagem Rápida para a Acção. Foram ensaiadas múltiplas abordagens, com formatos flexíveis, mas o critério essencial é que a aprendizagem seja atempada, relevante e accionável. 

Estas abordagens de aprendizagem estão em foco na última edição da série Fronteiras do Saneamento. Esta número de Fronteiras explica as vantagens e desvantagens das abordagens ensaiadas e lança um desafio aos que trabalham no sector da água, saneamento e higiene para:  

  1. Reflectir sobre o que é para eles o rigor;
  2. Adoptar e adaptar abordagens que se adaptem ao seu contexto e necessidades;
  3. Desenvolver as suas próprias abordagens
  4. Registar as suas experiências e as lições aprendidas; e
  5. Tirar algum tempo para partilhar connosco as suas experiências. (Escreva para o Sanitation Learning Hub através do e-mail [email protected])

Para comemorar e para reflectir sobre a publicação, o Santitation Learning Hub reuniu-se com colegas e parceiros da WaterAid Índia e do WSSCC para discutir as lições aprendidas e o futuro da Aprendizagem Rápida para a Acção. Pode ver estes cinco pequenos vídeos na playlist abaixo (vídeos e legendas actualmente apenas em inglês). 

Additional details

PublisherInstitute of Development Studies
CountryIndia
ThemesBehaviour change, Campaigns, Design, nudges and cues, Government leadership, Leave no one behind, Monitoring, evaluation and learning, National and sub-national monitoring systems, Outcomes and impacts, Social norms, Sustainability and safely managed sanitation, Tools and processes
ApproachesContext analysis, Immersive approaches, Learning approaches, Learning from failure, Rapid Action Learning approaches
Citation

Chambers, R.; Myers, J. & Vernon, N. (2020) “Aprendizagem Rápida para a Acção para Programas de Saneamento e Higiene”, Fronteiras do Saneamento: Inovações e Ideias 15, Brighton: IDS

LanguagePortuguese

Share this resource

Learn more about SLH Research

We use a range of research approaches, which aim to draw attention to urgent knowledge gaps, blind spots and emerging questions, often at a critical point in time, to support policy-makers, practitioners and partners in navigating and responding swiftly.

SLH Research and Learning