Esta edição apresenta uma série de promissoras iniciativas para enfrentar os desafios que se colocam para garantir acesso universal ao saneamento gerido com segurança, apresentando ideias que podem inspirar diversos contextos nacionais e adaptar-se a esses contextos.
Para se alcançar um saneamento universal gerido com segurança em toda a África até 2030, a escala e o ritmo terão de aumentar drasticamente. A comunidade africana de saneamento volta agora a reunir-se para o AfricaSan5 e esperamos que esta oportunidade seja aproveitada para reactualizar os compromissos para com aqueles que ainda não vêem respeitado o seu direito humano fundamental de acesso a instalações de saneamento e higiene.
Esta edição do Fronteiras do CLTS baseia-se nas discussões realizadas em dois eventos regionais em África, em 2018, sublinhando os desafios enfrentados por implementadores de programas a vários níveis (funcionários governamentais e não governamentais) em relação aos Compromissos de Ngor e a alcançar acesso universal a saneamento gerido com segurança. Apresenta-se uma série de iniciativas que se mostram prometedoras para fazer face a esses desafios e dão-se também recomendações de acções prioritárias.